Porque o site da minha empresa não gera resultados?

Vamos exemplificar: quando você assiste televisão existem comerciais que despertam e prendem a sua atenção até o final, mas também existem comerciais que não lhe trazem nenhum tipo de estimulo não é mesmo? Isso ocorre pois, apenas o fato de ser um comercial de televisão não garante a qualidade do projeto, existem diversos fatorem que podem influenciar nesse resultado.

No caso do desenvolvimento de sites isso é mais comum do que imaginamos. Há quem faça um site apenas para divulgar a sua empresa na internet. Porém apenas o fato de estar no meio digital não garante que o seu negócio atinja o público alvo e gere resultados como uma solicitação de orçamento ou uma venda.

Para exemplificar melhor, vamos citar os fatores decisivos para que o seu site começe a gerar resultados para o seu negócio:

 

O seu site é responsivo?

O modelo responsivo altera a forma de exibição do layout do site, reorganizando as informações para que elas se adequem ao tamanho da tela de dispositivos móveis (smartphones, tabletes), proporcionando uma navegação mais amigável e intuitiva. Quando o site não é responsivo, a navegação torna-se mais difícil e limitada, fazendo com que o usuário tenha que utilizar de recursos de zoom para visualizar textos e imagens.

Conforme informações do IBOPE: 52% dos acessos no segundo trimestre de 2015 no brasil foram feitos através de dispositivos móveis.

Partindo dessa preferencia apresentada pelo usuário, desde de abril de 2015, o Google vem dando maior relevância em seu mecanismo de busca para sites responsivos. Caso seu site ainda não siga esse modelo, é importante procurar uma empresa especializada para adequar a estrutura do mesmo.

O seu site apresenta o seu produto de forma simples e clara?

Vamos lá, não é porque o seu produto é complicado que você tenha que falar dele de forma complicada. Evite os termos muito técnicos, pois um cliente interessado pode não conhece-los. Porém, se for realmente necessário, explique-os na descrição do produto.

Dica importante: Caso você tenha um site e precisa apresentar um produto que é uma novidade no mercado, eduque o seu cliente com uma linguagem mais simples e objetiva.

Qual a posição que o seu site aparece nas buscas do Google?

Vamos supor que o seu ramo seja venda de calçados e sua empresa esteja em Divinópolis. Quando o seu cliente procurar no google por ” Venda de calçados em Cuiabá MT”, em qual posição o seu site está aparecendo?


Para que o Google possa exibir o seu site nos primeiros resultados de busca
, existem vários critérios que são levados em consideração. Alguns estudos mostram que um fator importante é a relevância que o conteúdo do seu site possui com o ramo de atuação do seu negócio.

O seu site demora a abrir, está lento?

Proporcionar uma abertura rápida é o 1º passo para o cliente continuar a navegação em seu site. Por isso, existem alguns fatores que influenciam nesse quesito:

  • O seu site possui imagens otimizadas e com tamanhos adequados para a plataforma digital?
  • O desenvolvimento do site foi planejado para conexões de menor velocidade? Lembra que falamos sobre como o site responsivo influencia na experiência do usuário? Então, a partir desse ponto, quando o site for acessado por uma conexão mais lenta como a de smartphones, todo o conteúdo do site irá ser adequado para que o site não fique lento ao exibi-las.
  • O servidor onde você hospeda o seu site também influencia no quão rápido será o carregamento do seu site, por isso, contrate um serviço de qualidade e que lhe dê boas garantias.

Obs: Por mais que você siga todos esses passos, caso o usuário tenha uma conexão muito lenta, ele ainda terá dificuldade para acessar o seu site.

Mesmo que você invista muito dinheiro na divulgação do seu site, se ele apresentar os problemas citados acima, você estará jogando o seu dinheiro fora. Invista em qualidade para que o seu site traga resultados para o seu negócio.

Copyright © 2018 - RCW - Rede Comunicação Web